× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41)9169-3344
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

A importância da manutenção predial

As manutenções prediais são feitas para evitar o deterioramento das construções com a chuva, o sol e os fatores climáticos;

De tempos em tempos são contratadas empresas terceirizadas que atuam no cuidado do edifício para que não haja patologias nos edifícios.

De forma resumida, patologias podem ser rachaduras, descascamentos, fissuras, rupturas e por aí vai. Tudo que altera a morfologia do prédio e sua segurança pode se encaixar nesta categoria. 

Dentre os serviços que precisam de manutenção por terem durabilidade pré determinada, temos os componentes como telhado, portões, alvenaria, instalações elétricas, fechadura, instalações hidráulicas, etc.

No artigo a seguir, você entenderá por quê e como uma manutenção predial deve ser realizada.

BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO PERIÓDICA

  • CONFORTO: saber que está tudo inteiro ainda no prédio, olhar para as paredes, para o teto e ver tudo limpo, é extremamente agradável para moradores, usuários ou visitantes. 

O ser humano procura conforto em absolutamente tudo, então, se o prédio estiver bem, trará um conforto para quem precisa usá-lo.

  • SEGURANÇA: Ter a constante preocupação de saber se você está em um lugar seguro ou não a cada passo dado, não é uma experiência agradável para ninguém.

E aqui se atribui um motivo à importância da manutenção predial periódica. 

Se for capaz de identificar um problema logo no seu começo, o tratamento para a recuperação total é muito mais simples e barato do que seria se fosse um problema avançado.

  • SAÚDE PÚBLICA: parece não ter muito a ver com o assunto, então vamos dar um exemplo:

Há uma infiltração comprometendo a estrutura do prédio e ainda trazendo uma aparência desagradável. 

Tudo bem, mas além disso, há também a possibilidade dessa infiltração gerar fungos, algo que contribui para doenças respiratórias, atingindo assim a saúde das pessoas que frequentam o edifício.

Com a manutenção, é possível evitar um mal estar para muita gente e assim, não haverá tanta falácia de como o prédio fez “mal” para alguém.

  • CUSTO: como citado acima, descobrir um problema no seu início, facilita e barateia o reparo.

 Às vezes é só uma pecinha quebrada, mas se não trocá-la no começo da situação, será necessário trocar o mecanismo inteiro. 

Com certeza comprar uma peça nova para substituir a quebrada sai bem mais em conta. Jogando isso para longo prazo, a economia se revela muito útil.

  • IMAGEM SOCIAL: assim como uma empresa, um edifício precisa vender sua imagem para que mais gente alugue ou compre seus apartamentos ou andares executivos. 

Quanto mais consumo tiver dentro do prédio, mais o dono ganha. E para manter assim, a boa aparência é super importante para o branding da edificação. 

Se houver uma impressão ruim, hoje que estamos na era digital, é muito fácil compartilhar informações.

Recuperações de fachadas também é uma manutenção extremamente importante de fazer neste tópico. Se quiser saber mais sobre ela, clique aqui.

PLANEJAMENTO PARA MANUTENÇÃO

Existe uma profissão chamada de Gestor de Manutenção Predial. Uma pessoa qualificada e especializada só neste assunto para fazer um trabalho de qualidade.

Uma das suas funções é pensar na execução das manutenções, com o custo menor possível. Um plano de ação se torna necessário para que esse processo seja bem sucedido.

Ele irá fazer uma reunião com projetistas, arquitetos e engenheiros civis junto com o cliente para saber o que o proprietário do imóvel quer e como chegar nesse produto final.

A partir daí, a equipe que realizará a manutenção deve ser orientada adequadamente para que haja entendimento entre todas as partes, e assim, um trabalho rápido e otimizado. 

Para criar esse planejamento, algumas etapas são essenciais, tais como:

  • Estabelecer seus recursos para fazer um plano dentro do seu orçamento

Para que não aconteçam imprevistos financeiros, no início do documento de planos, dê ênfase no seu orçamento.

Assim, cada processo da manutenção não custará mais do que o necessário e não dará prejuízos para a empresa realizadora.

  • Priorizar as coisas que mais precisam de manutenção

Se o orçamento do cliente não for tão amplo, comece pelos problemas mais urgentes.

Mesmo que tenha recursos o suficiente, é bom seguir o mesmo caminho, a fim de evitar desastres causados por negligência.

  • Detalhar os passos dos procedimentos

Para que a equipe saiba exatamente quais decisões tomar, é essencial ter descrito todas as etapas conforme elas vão avançando pelo projeto.

Claro que terá alguém supervisionando e dando as coordenadas, mas ainda assim, é ideal ter um plano descrito. Isso otimiza o tempo de todos.

  • Criar um banco de dados referente às manutenções

Ter um histórico e registrar todas as manutenções feitas, com datas, procedimentos e afins, é importante.

Isso pode até ajudar a identificar um problema não resolvido 100% da primeira vez e saber como proceder de uma forma que não foi feito antes. 

Até por isso, é importante ter uma equipe totalmente prestativa neste trabalho, bem esforçada e capacitada.

  • Usar um software de gestão predial

A tecnologia está ao nosso favor para nos dar o máximo de praticidade. E nesta situação não é diferente. 

Ter acesso aos históricos, orçamentos, procedimentos já feitos ou que estão prestes a serem realizados em apenas um clique, facilita demais na hora da empresa contratada realizar o serviço.

  • Analisar os resultados e otimize os planejamentos

Com todos os dados acima coletados, acaba se tornando mais fácil identificar uma tendência de quais manutenções fazer em seguida, quais equipamentos são melhores e assim vai. Por isso é tão importante realizar planejamentos para a manutenção predial.

 

A DaVinci Engenharia é referência e executa Manutenção Predial em Curitiba, tal como outros variados tipos de reparos urgentes, reformas prediais ou manutenções preventivas em sua residência, condomínio ou indústria.

Nossos profissionais são experientes, qualificados, treinados e de total confiança, trabalhando sempre com compromisso, segurança e qualidade. 

Para realizar um trabalho completo e de qualidade, possuímos Engenheiro Mecânico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em refrigeração e Eletrotécnico e, também, especialistas em patologia da construção.

Se você entende que é super necessário realizar este procedimento e está a procura de uma equipe especializada no que faz para você ter qualidade no seu edifício, clique aqui e peça seu orçamento já!

 



Deixe uma resposta