- June 5, 2020
- Posted by: admin
- Category: Engenharia
Veja a diferença entre calha, eletrocalha e rufo
Além de telhas, ripas e vigas, a calha, a eletrocalha e o rufo podem compor a estrutura do telhado, sendo fundamentais principalmente durante as chuvas para evitar danos a curto e a longo prazo.
Por isso, conheça mais sobre o assunto e descubra nesse post suas principais diferenças!
Rufo
Responsável pela proteção de paredes e tetos, o rufo impede que a água da chuva acumule-se, cause infiltração e desgaste a estrutura do imóvel. Além disso, pode ser encontrados em alumínio, PVC, zinco, ou material galvanizado.
Calha
Assim como o rufo, o objetivo da calha é proteger a estrutura composta por telhado e paredes, escoando a água da chuva por meio de chapas e tubos. Dessa forma, evita o surgimento de mofo ou apodrecimento oriundos da umidade. Entretanto, é necessário atentar-se ao material para evitar a corrosão (revestimento com camada de zinco é uma das melhores opções).
Eletrocalha
A eletrocalha é uma variação da calha, sendo responsável pela passagem de fios de eletricidade ou de qualquer outra estrutura que depende da sustentação sob o texto. Além disso, sua estrutura possibilita que cabos sejam organizados, tenham reparos e manutenção facilmente.
Também é válido lembrar a variedade de formato, tipos e materiais de eletrocalhas, o que possibilita a escolha de acordo com a necessidade.
Cada telhado exige um tipo de estrutura adequado para garantir a durabilidade, a segurança e a qualidade do projeto. Dessa forma, vale salientar a importância de recorrer a profissionais especializados e experientes no ramo, pois instalações realizadas de maneira errada podem comprometer significativamente todo o imóvel.
Por isso, ao escolher rufos, calhas e eletrocalhas, procure mão de obra qualificada, como disponível na Da Vinci Engenharia – construtora em Curitiba especializada. Estamos à sua disposição para esclarecer dúvidas e realizar seu orçamento.