- March 22, 2021
- Posted by: admin
- Category: Engenharia
O QUE SÃO PATOLOGIA PREDIAIS?
O termo Patologia é geralmente usado na medicina para indicar alterações morfológicas e/ou moleculares nos órgãos e tecidos, que afetam as funções do organismo, lhe deixando propenso à contração de doenças.
Tratando-se de edificações, podemos citar rachaduras, manchas, descolamentos, fissuras, rupturas, entre outros problemas que podem comprometer a integridade da estrutura do prédio.
Elas começam aparecer alguns anos após a construção do edifício. Nos cantos principalmente, que é para onde damos menos atenção.
Cuidados básicos são necessários para garantir a qualidade do serviço prolongada.
POR QUE OCORREM AS PATOLOGIAS?
As Patologias das Construções podem ocorrer nas principais etapas construtivas de uma edificação, são elas:
- Fundações;
- Estruturas;
- Alvenaria;
- Revestimento;
- Vedação;
- Cobertura e impermeabilização;
- Inspeção e diagnósticos.
Estudiosos apontaram as possíveis seguintes causas:
-
CONCEPÇÃO E PROJETO
No início da construção, deve-se planejar os materiais, o processo pelo qual o projeto será orientado, os tipos de estruturas ideais considerando clima e condições que o prédio terá que suportar.
Este fator, quando feito de mal jeito, se torna a maior causa de desastres de edifícios, com 38% de chances de originar o problema, comparado aos próximos tópicos.
-
MATERIAIS:
Escolher o material errado também tem sua parcela de 35% de chance de ser a causa para futuras preocupações.
Como citado acima, essa escolha é um passo importante para o planejamento, pois é preciso de qualidade para erguer e manter toneladas da construção junto das pessoas dentro sem risco de não suportar.
Além disso, também é ideal que se preze pela sustentabilidade: “de onde vêm e para onde vão?”, para que o meio ambiente seja o menos prejudicado possível, mantendo assim a segurança de todos.
-
EXECUÇÃO
Especialistas na área afirmam que esta etapa tem um parâmetro de 19,064% de “culpa” pelas patologias desenvolvidas no prédio.
A empresa responsável pela construção e/ou manutenção (incluindo aqui a revitalização do edifício) precisa ter excelência naquilo que faz.
Ela precisa garantir um ótimo desempenho de equipe e mão de obra para evitar problemas que podem surgir durante a construção, pelo maior tempo possível.
-
UTILIZAÇÃO E OUTROS
Moradores descuidados e síndicos não tão responsáveis podem influenciar no desgaste mais rápido do prédio.
Sendo assim, o edifício vai precisar de uma manutenção antes do tempo estipulado.
Se todos cuidarem, menores vão ser as despesas para as pessoas que habitam o lugar. É realmente um trabalho em equipe.
É sempre bom cuidar do que é nosso, ainda mais para viver com outras pessoas em um só lugar. É necessário harmonia.
Abaixo você poderá ver uma representação gráfica dos tópicos apresentados como as possíveis causas de formação das patologias:
COMO EVITAR AS PATOLOGIAS
O primeiro passo a ser considerado, é contratar uma equipe eficaz e eficiente para que todo processo seja feito com cautela e capricho.
Deve ser combinado também que tipo de material será usado, levando em conta a qualidade e as condições que o prédio se encontra, inclusive o clima ao qual ele fica mais exposto.
O proprietário precisa conhecer o lugar, para poder informar a empresa dos dados necessários e só então começar a construção do jeito certo.
Assim como já dito, os cuidados tomados durante a utilização também contam muito para o prédio se manter inteiro.
Secar bem tudo o que molhar, não usar força desnecessária para as atividades cotidianas, manter tudo limpo são essenciais na rotina cotidiana.
COMO CONSERTAR?
O certo é chamar uma empresa especializada em manutenções prediais, assim como a DaVinci Engenharia.
Referência em Curitiba por anos na área de construção civil, manutenções e segurança do trabalho, contamos com profissionais sérios e bem capacitados para atuarem com excelência.