- August 6, 2020
- Posted by: admin
- Category: Engenharia
Evitar infiltrações é uma das principais obrigações do condomínio, independente do tamanho do edifício.
Seja devido à chuva, problemas em canos ou acúmulo de umidade, prédios que não são adequadamente protegidos do contato com a água podem sofrer consequências drásticas em um curto período de tempo.
Por essa razão, é de grande importância conhecer sobre como e por que fazer a impermeabilização no condomínio. Confira mais sobre o assunto neste post da Da Vinci Engenharia
Por que fazer?
Prédios novos e principais mais antigos estão sujeitos a problemas com infiltrações, inclusive em períodos chuvosos. E quando elas ocorrem, podem não só afetar a estrutura superficialmente, mas também comprometê-la completamente, causando insegurança.
A água em contato direto com materiais como concreto e madeira, já em curto prazo podem resultar em escurecimento da pintura, surgimento de manchas, apodrecimento da estrutura, ferrugem, buracos, além de formação de fungos e mofo.
Além disso, em casos onde há goteiras ou transbordamentos, vários apartamentos e cômodos podem ser afetados, exigindo soluções imediatas.
Como medida preventiva, é necessário realizar a impermeabilização de todo o edifício, o que garante que boa parte dos problemas com água ocorram. Entretanto, caso seja realizada erroneamente, também pode ocasionar em danos na infraestrutura.
Por essa razão, é preciso contratar profissionais e serviços de qualidade para evitar possíveis falhas, como empresas de engenharia e reforma especializadas no ramo.
Um dos materiais mais utilizados para proteger condomínio é a manta asfáltica, que reveste as superfícies e oferece uma cobertura eficiente contra umidade.
Outra forma de prevenção, além da impermeabilização, é a manutenção periódica de calhas e rufos para evitar entupimentos. Geralmente problemas de infiltração não são notados rapidamente, por isso, manter uma rotina de limpeza de canos e tubulações pode ajudar na proteção da estrutura.
Onde fazer?
Síndico e moradores sempre devem ficar atentos aos pontos do prédio que têm mais riscos de infiltrações, como locais próximos a caixas d’água e calhas. Além disso, recomenda-se impermeabilizar as seguintes áreas:
- paredes;
- piso;
- sacadas;
- varandas;
- lajes;
- pátios;
- garagens;
- beirais;
- piscinas;
- reservatórios.
Vale lembrar que é preciso avaliar periodicamente a integridade da impermeabilização, já que variações climáticas e o contato com frio e calor podem impactar na sua vida útil.
Conclusão
Vazamentos podem não só afetar a estrutura e estética de edifícios, mas também a segurança de todos os moradores. Por esse motivo, recomenda-se contratar uma empresa experiente no mercado para a realização do procedimento, e também manter uma rotina de manutenção e limpeza de canos. Possui dúvidas? Entre em contato conoco e responderemos o mais breve possível.