× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41)9169-3344
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Impermeabilização no condomínio: por que fazer?

Evitar infiltrações é uma das principais obrigações do condomínio, independente do tamanho do edifício.

Seja devido à chuva, problemas em canos ou acúmulo de umidade, prédios que não são adequadamente protegidos do contato com a água podem sofrer consequências drásticas em um curto período de tempo.

Por essa razão, é de grande importância conhecer sobre como e por que fazer a impermeabilização no condomínio. Confira mais sobre o assunto neste post da Da Vinci Engenharia

Por que fazer?

Prédios novos e principais mais antigos estão sujeitos a problemas com infiltrações, inclusive em períodos chuvosos. E quando elas ocorrem, podem não só afetar a estrutura superficialmente, mas também comprometê-la completamente, causando insegurança.

A água em contato direto com materiais como concreto e madeira, já em curto prazo podem resultar em escurecimento da pintura, surgimento de manchas, apodrecimento da estrutura, ferrugem, buracos, além de formação de fungos e mofo.

Além disso, em casos onde há goteiras ou transbordamentos, vários apartamentos e cômodos podem ser afetados, exigindo soluções imediatas.

Como medida preventiva, é necessário realizar a impermeabilização de todo o edifício, o que garante que boa parte dos problemas com água ocorram. Entretanto, caso seja realizada erroneamente, também pode ocasionar em danos na infraestrutura.

Por essa razão, é preciso contratar profissionais e serviços de qualidade para evitar possíveis falhas, como empresas de engenharia e reforma especializadas no ramo.

Um dos materiais mais utilizados para proteger condomínio é a manta asfáltica, que reveste as superfícies e oferece uma cobertura eficiente contra umidade.

Outra forma de prevenção, além da impermeabilização, é a manutenção periódica de calhas e rufos para evitar entupimentos. Geralmente problemas de infiltração não são notados rapidamente, por isso, manter uma rotina de limpeza de canos e tubulações pode ajudar na proteção da estrutura.

Onde fazer?

Síndico e moradores sempre devem ficar atentos aos pontos do prédio que têm mais riscos de infiltrações, como locais próximos a caixas d’água e calhas. Além disso, recomenda-se impermeabilizar as seguintes áreas:

  • paredes;
  • piso;
  • sacadas;
  • varandas;
  • lajes;
  • pátios;
  • garagens;
  • beirais;
  • piscinas;
  • reservatórios.

Vale lembrar que é preciso avaliar periodicamente a integridade da impermeabilização, já que variações climáticas e o contato com frio e calor podem impactar na sua vida útil.

Conclusão

Vazamentos podem não só afetar a estrutura e estética de edifícios, mas também a segurança de todos os moradores. Por esse motivo, recomenda-se contratar uma empresa experiente no mercado para a realização do procedimento, e também manter uma rotina de manutenção e limpeza de canos.

 



Deixe uma resposta